22 de março de 2010

Qual o futuro da água? #1

Como é que tu consegues água? Apenas abres a torneira? Ou, como é comum em alguns lugares, precisas de andar muito, esperar numa fila enorme e depois voltar para casa carregado dum balde pesado com este valioso líquido? Tu gasta muitas horas todos os dias só para conseguires água suficiente para te lavares e cozinhares? Esta é a situação em muitos países: a água é escassa e difícil de conseguir. Talvez 40% da população mundial tira água de poços, rios, barragens ou poças. Em outros países, as mulheres levam seis horas para buscar água para a família. E seis horas a andar com 20 kilos em cada braço é obra.

A verdade é que a crise da água e do saneamento básico afecta severamente mais de um terço da população mundial. O problema é grave principalmente na África, onde 6 de cada 10 pessoas não têm nem sequer uma WC de jeito, um facto que, de acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde, favorece a contaminação de fontes de água, de alimentos e do solo por bactérias, vírus e parasitas encontrados em excrementos humanos. O relatório diz que essa contaminação é a principal causa de diarreia, ou seja, o segundo maior culpado pela morte de crianças nos países em desenvolvimento, e ocasiona outras doenças graves, como a cólera.

Por isso, chamo á agua o Ouro Liquido, ou o petróleo do século 21. Mesmo assim, as nações estão a desperdiçar este precioso bem de tal maneira que não sobra quase nada nos seus principais rios para escoar nos oceanos. Com os danos causados pela irrigação e evaporação, estes rios importantes estão a secar. O que tem sido feito para amenizar a crise? Qual é a melhor solução?

Sem comentários: